This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Vhils, o artista português

Data de publicação

2015

Grupo-alvo

Docentes

Área de domínio

Arte e música

Contexto de aprendizagem

Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

C1

Tipo de material

Vídeo

Componentes linguísticas

Vocabulário

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Expressão escrita

Descrição

O vídeo é uma mistura entre um documentário e entrevista, permitindo assim, diferentes adaptações em relação às competências e características linguísticas. Fornece uma visão da arte moderna em Portugal que pode ser aplicada a inúmeras necessidades dos alunos. O vídeo oferece uma variedade de vocabulário relativo às artes e à sua interpretação num mundo moderno, urbano e acelerado. Para além disto, é apelativo e cativante pois promove valores de multiculturalidade. O vídeo tem um suporte de texto na mesma página redigido por jornalistas profissionais que pode ser utilizado para diferentes propósitos, tais como complemento ou atividade para trabalhos de casa ou em aula.

Estudo de caso

O vídeo não é muito fácil de perceber, por ter alguns sons de fundo que interferem na gravação. Assim, aconselho que sejam validados com níveis mais avançados, como C1 e C2.
Também se pode trabalhar a biografia do artista antes de assistirem ao programa e o vocabulário relacionado aos espaços da cidade, por exemplo, urbano, ruas, murais, grafitis, prédios (abandonados), parede, buraco, intervenção social, espaço público, escavação, esferovite. Além disso, discutir sobre os arredores de Lisboa, a margem sul, e o que pode ser considerado visível e invisível nos espaços de uma cidade; as profissões ligadas à estrutura das cidades (arquitetos, engenheiros, pedreiros, trolhas, artistas, presidente da Câmara Municipal, etc.)
Pode-se trabalhar ainda o conceito de arte contemporânea. E as linguagens que advêm deste conceito: galerias, exposições, artistas, arte independente, e outras.
Seria interessante questionar os alunos sobre os seus países, se podem ver este tipo de arte nas grandes e médias cidades e o que pensam dessas intervenções.
Também pode ser perguntado aos alunos se conseguem conectar-se ou reconhecer-se nas intervenções do artista ou de outros artistas.

Orientações

Por favor, elabore uma lista de verificação / orientações sobre como usar o recurso
Estas orientações fornecem informações sobre o recurso enquanto atividade de compreensão oral.
1º passo – O professor cria uma atividade de áudio que pode incluir várias perguntas de escolha múltipla ou preenchimento de lacunas de acordo com o que é dito no vídeo.
2º passo – Ao invés de utilizar um documento impresso, o professor pode recorrer aos formulários do Google para aplicar o questionário. Os estudantes leem as questões.
3º passo – Enquanto o vídeo é mostrado, os alunos respondem às questões ou preenchem os espaços em branco online.
4º passo – A atividade é corrigida em grupo.

O recurso pode ser utilizado como uma abordagem introdutória para um debate sobre as formas de expressão modernas na arte.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

3

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

3

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

4

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

4

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
O recurso foi validado para utilização no ensino secundário em Portugal, contudo, pode ser utilizado no ensino superior quando o português é abordado como língua estrangeira em diferentes cenários de aprendizagem. É de fácil acesso e adaptável, pois está disponível através do website da televisão estatal portuguesa. Ao estudar artes modernas, os estudantes podem ser motivados a contactar com um dos artistas portugueses e europeus mais conhecidos atualmente e, também, ao estudar a cultura portuguesa. O recurso é flexível e pode ser utilizado em diferentes contextos de aprendizagem, permitindo assim ao professor avaliar o progresso dos estudantes de várias formas.
Website do recurso de ensino:
Visit