This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Programa Nacional do DAE (Desfibrilador automático externo)

Data de publicação

January 22, 2014

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Direito
Medicina & Enfermagem

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B1
B2
C1
C2

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Vídeo

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico

Descrição

Do ponto de vista tecnológico, para usar o recurso é necessário um computador com acesso à internet e uma plataforma que permita una partilha de ecrã. Trata-se de um vídeo institucional do Instituto de Emergência Médica (INEM) para o Programa da DAE (Desfibrilhador automático externo).
O recurso destina-se a estudantes com um nível de proficiência linguística intermédio (B1 ou B2). Os estudantes que eventualmente tenham menos à vontade com a temática poderão realizar una tarefa de modo menos descritivo e desenvolvido.
Os estudantes com um nível de proficiência superior (C1e C2) poderão usufruí-lo desde o ponto de vista léxico técnico e do pensamento crítico na problematização da legislação e opinião pública sobre os aparelhos de desfibrilhação em lugares públicos.
Este recurso corresponde às necessidades dos alunos de um nível intermédio e superior que pretendam melhorar as suas capacidades de produção e compreensão oral em contextos específicos: português da saúde e igualmente apropriado no contexto da Saúde e a Legislação. Este material pode ser um bom recurso de apoio para o próprio professor, podendo usá-lo na sala de aula com os seus alunos, e os estudantes que, autonomamente, podem explorar o mesmo. É necessário que os alunos possuam pelo menos o nível B1 para assim compreenderem o vocabulário técnico e conheçam os pormenores da polémica dos DAE tanto em Portugal como no seu país de origem. No caso de ser utilizado pelo professor, este material pode cumprir uma abordagem baseada em tarefas, tal como sugerido nas orientações. Caso contrário, o aprendente pode seguir os passos indicados no site.

Estudo de caso

No caso dos alunos de Português LE do último ano da licenciatura, estaria dentro das atividades do nível B2 do QECR, dentro do âmbito da linguagem médica e de saúde. Além de ouvir e tirar notas léxicas e gramaticais de termos médicos, criar um debate sobre as boas práticas, futuras melhoras e novas legislações no acesso a DAE em espaços públicos, pediria um comentário crítico pessoal e refletido do texto em resposta ao vídeo do Youtube, com informação estatística, consciencialização e compromisso do SNS com esta nova prática médica pública e consensual.

Orientações

Introdução (warm-up): debater os prós e os contras dos DAE nos espaços públicos; reconhecimento do início do processo e consciencialização na sociedade europeia e portuguesa. Recolher da turma ideias, palavras ou representações associadas à saúde e a situações críticas em espaços públicos.
Passo 1: Os alunos veem e ouvem o vídeo do INEM (2:54 minutos) Enquanto veem, os alunos devem tirar notas, palavras técnicas, expressões de léxico da saúde e questões legislativas.
Passo 2: Os alunos debatem em pequeno grupo com prós e contras do uso dos DAE para passar à discussão em grande grupo.
Passo 3: Atividade de escrita: Valorização crítica, ponderada e meditada do texto escrito em resposta ao vídeo de Youtube.
Passo 4: Acompanhamento em casa. Nova atividade escrita com uma proposta de texto a colocar por baixo do vídeo que melhore e motive os cidadãos na perceção e importância dos DAE. Atividade feita em grupos de ¾ alunos.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

2

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
No geral, este recurso atende às necessidades de alunos e professores, já que os alunos podem usá-lo de maneira bastante autónoma, enquanto que os professores podem adicionar este recurso aos seus planos de aula e, com base neste vídeo e outros fornecidos no canal de Youtube do INEM (com 15.300 suscriptores), podem criar e adaptar outras atividades, perguntas e tarefas sobre temas de Saúde, especialmente atuais como o DAE, não só em Portugal, mas também na Europa e no mundo, estabelecendo comparações entre a situação dos pontos de acesso público ao DAE nos diferentes países e a forma como é encarado o procedimento, instalação, uso e sucesso do mesmo. É também um recurso motivacional, visto que o tema é atual, polémico e está em plena tendência em todos os países
Website do recurso de ensino:
Visit