This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Português para falantes de outras línguas - sugestão de atividades e exercícios

Data de publicação

2007

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação

Contexto de aprendizagem


Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

A1

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Recursos orientadores (curso/livro online)

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática
Pragmática

Competências

Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

Este é um pacote de atividades de 60 páginas com 12 módulos que abordam os seguintes tópicos: identificação e caracterização pessoal; vida quotidiana; alimentação, festividades e tempo livre; compras, serviços e direções; corpo humano e saúde; emprego e trabalho; estudo e trabalho; passado e presente; hábitos recentes; notícias e outros textos; cidadania e diversidade cultural. Cada tópico pode abranger até 6 atividades. Os exercícios variam desde textos com preenchimento de espaços até interpretação de textos, entre outros
Embora datado (ainda segue a ortografia antes do novo acordo ortográfico ter sido estabelecido, este ainda pode ser uma espécie de kit de sobrevivência para imigrantes que vivem e procuram emprego em Portugal (tem o patrocínio de entidades públicas como "Instituto do Emprego e Formação Profissional" e "Agência Nacional para a Qualidade") ou outras pessoas dispostas a falar a língua.

Estudo de caso

Isto poderia ser testado com um grupo de estudantes que pretendem aprender português como língua estrangeira. O recurso deve ser implementado e praticado sob uma abordagem comunicativa onde os estudantes têm a oportunidade de aprender a língua com um objetivo comunicativo e em contextos reais. Por exemplo, o módulo 1 deve ser utilizado após uma simulação de situações (próximas de contextos reais) ter sido experimentada na aula, por exemplo, apresentando-se uns aos outros, escrevendo um perfil pessoal (com estruturas e palavras básicas). A tradução de algumas palavras para a língua dos aprendentes também pode ser eficaz, pois nas primeiras fases da aprendizagem, os estudantes precisam sempre de estabelecer algum tipo de comparação entre as suas línguas e a nova língua que estão a aprender. É por isso que o primeiro exercício do módulo 1 também pode ser realmente útil.

Orientações

Cada módulo pode ser tratado em aula ou iniciado em aula e continuado em casa para trabalhos de consolidação ou preparação para mais atividades em aula.
No entanto, sugerimos os seguintes passos relativamente ao módulo 1 (identificação e caracterização pessoal), por exemplo:
Introdução (warmer): O docente introduz uma pessoa (fictícia) (apresentada num diapositivo em powerpoint) aos alunos. O diapositivo contém algumas palavras que caracterizaram essa pessoa (por exemplo, Pedro): ex: "Pedro, médico, 45 anos, 2 filhos, português, casado, mora em Lisboa". Estas palavras-chave são úteis para apresentar o Pedro.
Passo 1: O docente pede aos alunos que repitam as palavras (repetição individual e em grupo)
Passo 3: Os estudantes são então convidados a escrever a sua própria identificação, utilizando apenas palavras-chave.
Passo 4: O docente desenha no quadro três colunas. Em cada uma escreve palavras relacionadas com este módulo em diferentes línguas (depende também das nacionalidades dos estudantes): olá / olá / hola; português / português / português, etc. O docente aponta para cada uma das palavras e os estudantes devem repetir a palavra na língua selecionada.
Passo 5: como forma de praticar este vocabulário e estruturas de frases, os alunos podem fazer os exercícios do pacote de recursos, aos quais podem facilmente ter acesso online ou podem simplesmente descarregá-lo e imprimi-lo

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

3

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

4

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
De uma forma geral, este recurso responde às necessidades tanto dos estudantes como dos docentes. O pacote completo é suficientemente flexível para ser adaptado a diferentes contextos de ensino e aprendizagem e, embora não seja o que consideramos inovador, tem a vantagem de ser gratuito em linha e bastante abrangente para o nível de principiante. Isto poderia ser uma base para um trabalho e desenvolvimento dos exercícios existentes posteriores e mais aprofundados.
Website do recurso de ensino:
Visit