This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Plataforma de Português Online

Data de publicação

n/d

Grupo-alvo

Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação
Relações Internacionais
Turismo

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

A1
A2
B1
B2

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Recursos orientadores (curso/livro online)
Test

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

A plataforma de Português Online é uma plataforma disponibilizada no portal do Alto Comissariado para as Migrações. Esta plataforma de aprendizagem do Português europeu para falantes de outras línguas tem como objetivo assistir todos aqueles que, vivendo em Portugal como emigrante, como turista, ou mesmo como aprendente de português para enriquecimento pessoal, queiram aprender a língua portuguesa de uma forma autónoma, gratuita e ao ritmo de cada um. Pretende ainda dar ao aprendente as ferramentas linguísticas e culturais necessárias para que o aprendente se torne um falante da língua independente. Por isso, tem disponíveis 24 módulos que abrangem os níveis A1, A2, B1 e B2. Nesses módulos, os aprendentes têm à sua disposição exercícios nas seguintes áreas: compreensão oral, compreensão da leitura, vocabulário e gramática. No final da conclusão de cada 6 módulos (seguir ordem indicada) existe um exame que irá avaliar os conhecimentos obtidos até então. No nível A (1 e 2), a plataforma recorre ao uso de imagens e da palavra oral e escrita no sentido de associar a palavra dita à palavra escrita e ao seu significado. A plataforma permite também a consulta de dicionários e glossário de termos gramaticais para facilitar questões relacionadas com o funcionamento da língua. Para a compreensão da leitura e oralidade são também apresentados textos em suporte áudio, vídeo e texto escrito sobre os temas de cada módulo. Estes temas abrangem diversos tópicos como identificação e caracterização pessoal, alimentação, festas e tempos livres, no nível A. No nível B, alguns dos temas são: vida profissional e pessoal, atividades e cidadania, Direitos e liberdades, entre outros. Atribui também a cada utilizador um tutor para acompanhar e orientar a aprendizagem e progresso do aprendente.

Estudo de caso

Pela natureza do recurso, direcionado para o uso autónomo dos recursos apresentados, parece-nos que esta plataforma se adequa a aprendentes de português como língua não materna uma vez que lhes oferece ferramentas linguísticas de qualidade e que vão ao encontro das orientações do CEFR. Por conseguinte, o aprendente de português como língua estrangeira encontrará aqui uma forma interativa e apelativa de ter aulas pois ser-lhes-á atribuido um tutor com quem podem trocar mensagens. Além disso, a plataforma permite-lhes ter acesso à avaliação dos exames. A parte cultural também não é descurada uma vez que no nível B, ainda que já não se recorra a imagens para explicar o vocabulário, as imagens servem para mostrar manifestações culturais.

Orientações

Esta plataforma requer o uso autónomo por parte dos utilizadores. Por conseguinte, os mesmos devem seguir os passos indicados na plataforma.
Passo 1: é importante ouvir o resumo para que possam ter uma ideia geral do funcionamento da plataforma, dos seus conteúdos e da sua organização.
Passo 2: se for um falante do português de nível A1, deve seguir os módulos desse nível na ordem indicada.
Passo 3: sempre que existam dúvidas, o dicionário e o glossário são ferramentas úteis e importantes em todo o processo de aprendizagem da língua português como língua estrangeira.
Passo 4: quando concluir os primeiros seis módulos poderá realizar um exame, sempre apoiada pelas orientações do tutor que lhe for atribuido.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

3

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

5

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
Este recurso direciona-se essencialmente a estudantes ou quaisquer aprendentes não nativos de português que queiram aprender a língua portuguesa de uma forma autónoma e gratuita. Tem a vantagem de ter à sua disposição um tutor que poderá assistir os aprendentes nesta etapa de aprendizagem, seja inicial ou já como utilizador independente da língua. Ainda que gratuito, é necessário fazer o registo na plataforma com a indicação de dados pessoais como país, nacionalidade, email, número de telemóvel, password. A partir desse momento, o registo fica concluído, sendo depois apenar necessário fazer o login. A plataforma está bem organizada e é de fácil utilização já que os diferentes módulos se encontram distribuídos de acordo com os níveis, A (1, 2) ou B (1,2).
Website do recurso de ensino:
Visit