This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

A suspeita

Data de publicação

2006

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Arte e música
Negócios & Comunicação
Relações Internacionais
Formação de professores

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Qualquer língua

Nível de QECR

B1
B2
C1
C2

Tipo de material

Animação
Atividade/Tarefa
Vídeo

Componentes linguísticas

Vocabulário
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita
Mediação

Descrição

A curta-metragem A supeita (Portugal, 2000) traz uma viagem de comboio em Portugal. Esta viagem tem quatro personagens principais e um secundário. Entre as possibilidades de conteúdos a serem explorados neste filme estão os ricos diálogos entre as personagens, as ações das pessoas num comboio, o trabalho do revisor (pica), e a desconstrução de estereótipos previamente criados por nós e pela sociedade.
Esse recurso foi utilizado com os níveis B1, B2, C1 e C2 pois há diversos diálogos que os alunos podem interpretar. Além disso, podem estabelecer relação com as viagens que já realizaram no país, bem como os termos relacionados a comboios e afins.

Estudo de caso

1. O recurso online, que tem 25 minutos, foi utilizado em várias etapas, que serão descritas detalhadamente no ponto a seguir (Orientações).
As questões levantadas foram sobre géneros de filmes, léxico sobre viagens (de comboio ou outras) e reações provocadas numa viagem.
Como atividade final, foi proposto que os alunos fizessem uma descrição detalhada do que viram na história. Para isso, deveriam dar nomes às personagens e descrevê-las fielmente. E, ainda, pensar numa moral ou ensinamento para a história.
Esta atividade foi muito positiva porque, para a surpresa da professora, os alunos foram muito criativos em seus resumos da história e foram ricos e precisos nos detalhes.

Orientações

Passo 1 - Primeiramente, perguntou-se sobre os géneros de filmes que os alunos mais gostam ou preferem e pediu-se para darem alguns exemplos.
Passo 2 - Num segundo momento, eles devia associar o título do filme ao género de filme e depois confirmarem.
Passo 3 -Depois, além de dizerem o ambiente em que se passa e o número de personagens, os alunos foram instigados a descrever física e psicologicamente as personagens.
Passo 4 - Foi solicitado também que os alunos descrevessem as falas das personagens, que dissessem o país e a cidade de origem do comboio e o seu destino.
Passo 5 - Como avaliação, foi pedido que os alunos fizessem uma descrição fiel dos fatos ocorridos na viagem.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

3

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

3

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

3

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

4

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
Disponível online, este recurso é de fácil acesso para qualquer utilizador, seja professor, estudante ou um aprendente autónomo da língua. Apesar de não ser um material inovador, continua a conter um potencial para a criatividade, bem como se perfila como um veículo para reflexão, para o desenvolvimento de competências de compreensão oral e expressão oral e escrita. Vai ao encontro das necessidades dos professores e dos estudantes.
Website do recurso de ensino:
Visit