This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

“Redes Sociais”

Data de publicação

2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Jornalismo e Multimédia

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B1

Tipo de material

Vídeo

Componentes linguísticas

Vocabulário
Pragmática

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita

Descrição

O recurso pode ser utilizado como um clipe de vídeo ou apenas como ficheiro de áudio. Este abrange os tópicos principais quando se considera o papel das redes sociais na sociedade, especificamente as tendências identificáveis pela Geração Z, atualmente a frequentar o ensino superior.
O vídeo possui legendas em português, permitindo assim alguma adaptabilidade em termos de ensino/aprendizagem. É visualmente interessante visto que demonstra várias abordagens ao tópico de forma mais humorada. O vocabulário é simples e direto, possibilitando o seu uso como ponto inicial para várias abordagens na sala de aula, mas também como um recurso autodidata para melhoramento do vocabulário.

Estudo de caso

Esta atividade seria destinada a alunos com nível de proficiência B2, no contexto da disciplina de Português para Negócios. O objetivo é familiarizar os estudantes com vocabulário específico relacionado com as redes sociais e os media digitais, uma vez que irão participar na conferência internacional Web Summit. Dada sua natureza mais descontraída, o vídeo seria, assim, usado com ponto de partida para um exercício de vocabulário relacionado com a Web Summit, sob o tópico do empreendedorismo. O vídeo seria visualizado uma vez, e, após a sua visualização, seria pedido aos alunos que recordassem alguns dos termos ingleses que foram usados no vídeo e os contextos da sua utilização em Portugal. A atividade consistiria, então, num exercício de vocabulário em que os alunos deveriam fazer a ligação entre a definição em português e o termo correspondente em inglês.
Love Capital - Capital levantado por familiares e amigos para o arranque e ou desenvolvimento da empresa.

Meetup - Quando vários profissionais, desde empreendedores, presidentes de empresas, programadores e investidores, se juntam num encontro informal para a troca de ideias. Muitas vezes, as pessoas conversam de pé para facilitar a circulação e o ‘networking’.

Networking - Ter ou estabelecer uma rede de contactos. É uma boa forma de aumentar a qualidade dos relacionamentos, para benefício mútuo no meio profissional. O objetivo de qualquer empreendedor é aumentar a sua rede para dar a conhecer o seu projeto.

Pitch (Elevator Pitch) - É uma breve apresentação de uma empresa ou da sua ideia de negócio de 3 a 5 minutos com objetivo de conquistar o interesse da outra parte, um potencial investidor ou parceiro, pelo seu negócio. É considerado uma ferramenta essencial para os empreendedores conseguirem investimento.

Startup - É uma empresa em início de atividade com projetos que podem ser altamente escaláveis, ou seja, com um negócio que pode crescer muito rapidamente. Hoje, este termo está cada vez mais associado às empresas de base tecnológica, ou seja, que criam uma tecnologia para negócios.

Unicórnios - São as startups com um valor de mercado superior a 1.000 milhões de euros.

Orientações

Passos sugeridos a seguir:
1 – O professor divide a turma em dois grupos. Um será a favor do uso das redes sociais e o outro contra. Ambos os grupos terão 10 a 15 minutos para listar alguns prós e contras.

2 – Os prós e contras serão apresentados e partilhados com a turma.

3 – O professor irá distribuir folhas com a letra da canção de Paulo Brissos. Esta transcrição possui espaços em branco para serem preenchidos pelos alunos.

4 – Os alunos vão ouvir a canção duas vezes, sendo que os espaços em branco serão para ser preenchidos na segunda audição.

5 – A ficha será corrigida ao ver um vídeo com legendagem no Youtube.
6 – O professor irá promover um debate acerca da canção, verificando se os prós e contras apresentados inicialmente pelos alunos são abordados na canção.

O recurso pode também ser utilizado somente como um vídeo e, nesse caso, o exercício de preenchimento dos espaços pode ser substituído por outro.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
O recurso é facilmente acessível em várias plataformas e é também fácil de utilizar e adaptar a vários contextos, começando no nível B1. Pode ser utilizado num contexto de língua para fins específicos mas também dentro do ensino do português como língua estrangeira.
Este tópico é motivacional para a atual geração de alunos porque é abordado diariamente, permitindo assim alguma crítica reflexiva sobre o mesmo. É também relevante para os alunos que estudam multimédia e jornalismo em português para terem atenção à terminologia nesta área. É ainda de acesso fácil e amigável, por exemplo, no Youtube.
Website do recurso de ensino:
Visit