This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Nómadas Digitais

Data de publicação

28 April 2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação
Relações Internacionais
Turismo

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B2

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Áudio
Vídeo

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática
Pragmática
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita

Descrição

Este recurso (peça em vídeo transmitida por uma cadeia televisiva portuguesa), corresponde às necessidades dos alunos de um nível intermédio superior que pretendam melhorar as suas capacidades de produção e compreensão oral em contextos específicos: português para negócios (igualmente apropriado no contexto das Relações Internacionais e Turismo). Este material pode ser um bom recurso de apoio para o próprio professor, podendo usá-lo na sala de aula com os seus alunos, e os estudantes que, autonomamente, podem explorar o mesmo. É necessário que os alunos possuam pelo menos o nível B2 para assim compreenderem o cariz das notícias. Apesar de grande parte das falas serem em inglês (ainda que legendadas em inglês), algumas estão exclusivamente no idioma português. No caso de ser utilizado pelo professor, este material pode cumprir uma abordagem baseada em tarefas, tal como sugerido nas orientações. Caso contrário, o aprendente pode seguir os passos indicados no site.

Estudo de caso

Esta seria uma atividade que poderia ser feita em sala de aula ou de forma autónoma por um grupo de alunos no âmbito da disciplina de Português para Negócios sob o tema relacionado com novas profissões. É pressuposto que os alunos tenham já um nível B2 para frequentar a disciplina. Esta atividade requer um trabalho prévio por parte do professor, de forma a identificar os intervenientes na reportagem e recolher as ideias mais relevantes do seu discurso para depois poder reescrevê-las. A atividade proposta aos alunos está relacionada com o treino da compreensão escrita e oral. Primeiramente, os alunos devem ler as frases reescritas pelo professor, depois procurar o significado das palavras que desconhecem e, finalmente, poderão visualizar o vídeo. Ser-lhes-á dada a possibilidade de verem o vídeo duas vezes, para que possam identificar a quem pertence cada uma das ideias que leram anteriormente. É-lhes permitida e aconselhada a tomada de notas. Entre cada visualização, terão 5 minutos para poderem assinalar a quem pertence cada uma das frases. Após a segunda visualização, terão mais 5 minutos para completar o exercício e rever as suas respostas.
Poder-se-ia ainda aproveitar o facto de alguns falantes portugueses terem marcas da pronúncia madeirense para abordar o tema da variação, mais concretamente, da variação no português europeu.

Orientações

Introdução/atividade de preparação: chuva de ideias sobre as vantagens e desvantagens do teletrabalho. Representações de um novo perfil profissional: nómadas digitais/reconhecimento das diversas profissões.
1º passo: Ler o questionário associado ao vídeo. Enquanto visualizam o fragmento, os alunos devem prestar atenção ao mesmo de forma a que consigam responder às perguntas do questionário sobre as notícias.
2º passo: Os alunos devem terminar o preenchimento do questionário.
3º passo: Atividade de conversação: os alunos divididos em grupos de 3 a 4 alunos devem refletir nas seguintes questões na tentativa de fornecer as devidas respostas: por exemplo “Como são representados os nómadas digitais? Quais os rituais profissionais? Têm algum? Será que se sentem menos constrangidos neste ambiente profissional? Ser um nómada digital requer uma maior criatividade e o manuseamento de recursos.
4º passo: Atividade escrita: mantendo os mesmos grupos ou individualmente, os alunos devem escrever uma redação de cariz opinativo sobre o projeto de nómadas digitais na Madeira, dando relevância às vantagens e desvantagens do mesmo, ao mesmo tempo que revelam a sua opinião.
As seguintes questões podem ser disponibilizadas aos alunos para os guiar: Gostarias de ser um nómada digital? Porquê? Por que não? Achas que a nova geração está pronta para tal modelo de trabalho? Serão os nómadas digitais felizes? A felicidade no contexto profissional contribui positivamente para a produtividade?

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

5

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
No geral, este recurso vai ao encontro das necessidades de alunos e professores, pois os estudantes podem usá-lo de forma autónoma, enquanto os professores têm a possibilidade de adicionar o mesmo no seu plano de aulas e, baseado no vídeo, criar/adaptar outras atividades/questões/tarefas relacionadas com o tópico. Este recurso é facilmente encontrado online, pelos alunos e professores. É realmente fácil de usar, bastando apenas clicar nas notícias (vídeo). As legendas tornam-no mais acessível. Por ser cativante, permite uma reflexão sobre as novas tendências relativamente ao contexto profissional, introduzindo novos conceitos: teletrabalho (ou trabalhar a partir de casa).
Website do recurso de ensino:
Visit