This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Porajmos - o genocídio do povo cigano

Data de publicação

October 2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Relações Internacionais
Direito

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B1
B2

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Test

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

Esta é a primeira atividade produzida para o microsite português da IWitness (realizada pelos investigadores do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, com financiamento da FCT), uma das páginas web da Fundação USC Shoah, com base em testemunhos de sobreviventes. A inscrição é obrigatória mas os recursos são totalmente gratuitos.
Esta atividade é sobre o genocídio dos ciganos durante o Holocausto e está disponível para ser descarregada num ficheiro pdf, juntamente com o vídeo de apoio legendado em português. A atividade está organizada em 4 Cs - considerar, recolher, construir e comunicar - e para cada parte os estudantes são direcionados para diferentes materiais, tais como textos curtos, cronologias, biografias, poemas e vídeos, de modo a responder a perguntas sugeridas ou a completar as tarefas dadas.
Como exemplo, os vídeos também podem ser utilizados com estudantes com deficiência auditiva ou visual, uma vez que lhes é fornecida legendagem para surdos e duros de ouvido e audiodescrição.
É necessária uma inscrição (registo) gratuita.

Estudo de caso

Embora destinado a estudantes do ensino secundário (9º ao 12º ano), este é perfeitamente adequado para o contexto do ensino superior onde estas questões de direitos humanos são profundamente debatidas. Por conseguinte, utilizaria este recurso com estudantes que estudam Direito (Português Técnico) ou Relações Internacionais (em cursos dentro do campo da Língua e Comunicação). Se ensinado a línguas estrangeiras, este recurso exige que os estudantes tenham um nível intermédio a intermédio superior. Apesar de os vídeos serem fáceis de seguir, os textos podem ser um pouco complexos. Este recurso poderia ser testado utilizando uma abordagem baseada em tarefas. Os estudantes seriam convidados a trabalhar em grupos e depois, como atividade principal, fariam um exercício de brainstorming com palavras que associassem ao genocídio e a outras atrocidades dos direitos humanos. Embora este recurso se concentre em textos literários, estes poderiam ser utilizados como um meio para estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, competências do século XXI que deveriam ser continuamente fomentadas no ensino superior. Os estudantes poderiam então escrever um poema em pares e depois comparar os seus textos.

Orientações

A atividade por si só já está organizada num plano de aula. Os professores só precisam de selecionar o que desejam implementar efetivamente com uma turma específica. No entanto, os passos seguintes poderiam ser seguidos:
Passo 1: Introdução (warm-up): definir o contexto (brainstorming de ideias ou palavras relacionadas com genocídios)
Passo 2: em grupos, os alunos leem o poema sugerido e debatem um conjunto de ideias relacionadas com o poema e as emoções que este transmite
Passo 3: Os estudantes, no mesmo grupo, escrevem o seu próprio poema sobre um tema relacionado com as atrocidades dos direitos humanos.
Passo 4: Os grupos trocam os seus poemas, leem-nos em voz alta e discutem-nos.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

5

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

5

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

5

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
Este recurso atende às necessidades tanto dos professores como dos estudantes. É, em última análise, um pacote de atividades que pode permitir aos estudantes praticar e reforçar a sua autonomia, leitura e escrita, juntamente com o seu pensamento crítico. Há uma miríade de atividades e tarefas, todas baseadas na tecnologia, e os estudantes acabarão por apreciar algumas delas, se não todas. Tecnicamente, é muito fácil de utilizar, permitindo aos estudantes avançar ou recuar. Pode ser uma lição inteira em si mesma. É de fácil utilização, e dá instruções muito claras. Devido à relevância do tema, este recurso tem elevado potencial para ser uma fonte de capitalização/aplicação adicional para outros projectos linguísticos em diferentes países. Vale a pena mencionar que este projeto tem recursos em várias línguas (traduzidos ou originais).
Website do recurso de ensino:
Visit