This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Iguais (pequeno vídeo)

Data de publicação

2016

Grupo-alvo

Estudantes

Área de domínio

Arte e música
Relações Internacionais
Formação de professores

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Qualquer língua

Nível de QECR

A1
A2
B1
B2
C1
C2

Tipo de material

Animação
Atividade/Tarefa

Componentes linguísticas

Vocabulário

Competências

Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

A animação Iguais traz o ambiente escolar, as normas sociais, o papel da família e o papel da identidade e da singularidade de cada um. A curta-metragem também usa a cor de forma original para representar a individualidade dos personagens.
Neste recurso é possível trabalhar o pensamento crítico dos aprendentes, a partir de metáfora trazidas na animação, que, por meio das cores apresentadas, apontam para as contradições entre o funcionamento da sociedade e os objetivos individuais.
O professor pode levar os alunos a pensarem na valorização de certas formas de expressão, que correm o risco de desaparecer do quotidiano (como os músicos, os profissionais das Artes, que são apagados pelos demais por não serem “iguais”).
Esse recurso pode ser utilizado com todos os níveis de aprendentes, pois as discussões colocadas pelo professor é que definem as tarefas a serem realizadas e o nível com o qual se pretende trabalhar.

Além de perguntas sobre a interpretação da curta-metragem, podem ser colocadas questões sobre o género curta-metragem, a elaboração de um resumo de um texto como esse, além do trabalho com verbos que expressam opinião (pensar, achar, acreditar, crer).

Estudo de caso

O recurso foi utilizado em diferentes cursos de Português, em cursos livres, dos níveis A1 ao C1, bem como em um curso de verão B2. Como os cursos foram inteiramente online, atividades como essas foram motivadoras, pois não requereram muito tempo de atenção dos alunos (os vídeos têm aproximadamente 8 minutos), e podem ainda suscitar discussões aprofundadas ou mais superficiais, a depender do nível dos alunos e do propósito das tarefas.
O vídeo pode ser, ainda, proposto como uma atividade autónoma, para que os alunos façam em casa, como tarefa.

Orientações

Passo 1 - O professor leva os alunos a pensarem numa definição para a palavra curta-metragem.
Passo 2 - O professor pergunta aos alunos se costumam assistir a curta-metragens e, se sim, quais foram os que os marcaram e porquê (e quais temáticas traziam).
Passo 3 - Os alunos assistem à curta-metragem e depreendem suposições sobre as temáticas trazidas pelo filme e suas impressões.
Passo 4 - Há um conjunto de questões sobre a interpretação do filme. Os alunos respondem-nas com o professor, oralmente.
Passo 5 - O professor pede que os alunos façam um resumo da curta-metragem, para que diferentes visões do filme possam ser levantadas.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

5

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

4

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
Este recurso foi validado com alunos de cursos livres de Português desde o nível A1 ao nível C1 em Portugal. As atividades foram adaptadas de acordo com o seu nível. Como a curta-metragem aborda temas variados, ela pode ser utilizada com alunos de áreas voltadas às Artes, à Música, ao Serviço Social, À Psicologia, à Educação, entre outros. A temática proposta é universal, pois discute as relações humanas. É também acessível, pois o site Takorama ainda disponibiliza o filme e sugere recursos ao professor.
É uma atividade leve, que propõe que estimulemos a criatividade e não estabeleçamos padrões de ensino/aprendizagem a serem seguidos.
Website do recurso de ensino:
Visit