This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Aprenda português- frases e expressões úteis

Data de publicação

2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação
Relações Internacionais
Turismo

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Inglês
Português

Nível de QECR

A1
A2

Tipo de material

Áudio
Recursos orientadores (curso/livro online)
Recursos de referência (Dicionários Online, gramáticas, livro de expressões)

Componentes linguísticas

Vocabulário
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Compreensão escrita

Descrição

Este recurso é uma espécie de livro de frases online ou um dicionário de bolso online interativo, focando-se principalmente em palavras, frases e expressões práticas que as pessoas usam no dia-a-dia e que são úteis quando se está a viajar. Ao repetir as palavras por alto ou simplesmente escutar os sons das palavras, o aprendente irá familiarizar-se com o português. Isto é adequado para qualquer pessoa que queira aprender os básicos de português, seja para propósito de negócios ou simplesmente porque quer viajar para a Suécia de férias.
O recurso é bastante completo, pois tem um guia de conversa em áudio, com 400 expressões úteis e que abrange 17 temas, desde palavras essenciais e frases em português, a hotéis, a procurar por alguém, praia e, em casos problemáticos, contém ainda a possibilidade de extrair todas as listas de vocabulário em mp3 ou em pdf (clicar na versão imprimível). Imediatamente no início, temos jogos/atividades de adivinhas, focando-se em um de 17 temas: se as frases estiverem escritas em inglês, então as frases faladas são em português, e vice-versa (uma pessoa pode facilmente trocar as línguas nos ícones debaixo da atividade). Depois apenas precisamos de adivinhar/escolher a frase correspondente.

Estudo de caso

Este recurso foi testado com um grupo de 15 estudantes estrangeiros que frequentam um curso de língua portuguesa para principiantes. Os estudantes vieram de diferentes países europeus, nomeadamente Polónia, Espanha, República Checa e Itália. Este recurso foi utilizado após os alunos terem tido já algumas aulas sobre vocabulário básico (nacionalidades e países, línguas; família; conhecer outros, na cidade, etc.).
Para praticar este vocabulário, os estudantes consultaram o website indicado e, por si próprios, jogaram os jogos e responderam aos questionários indicados pelo professor (conhecer os outros, comida e bebida, instruções). No final, os estudantes obtiveram uma pontuação, facultada pelo próprio site.
Depois de trabalharem durante algum tempo no website (cerca de 30/40 minutos), o professor disse-lhes para, em pares, simular as seguintes situações: a) conheciam-se pela primeira vez; b) iam ao supermercado e tinham de pedir os produtos que queriam comprar (fazer uma lista de artigos); c) eram turistas e pediam indicações.
Os estudantes acharam o website muito interativo e envolvente.

Orientações

Apesar de ser mais adequado para a aprendizagem autónoma, este recurso pode também ser usado por professores na sala de aula. O português é ensinado como uma língua estrangeira, níveis A1-A2.
Contexto de sala de aula:
Introdução: mostre aos estudantes algumas palavras/frases em português (cartões ou pedaços de papel) que irão encontrar no recurso. Peça-lhes que as tentem pronunciar e que tentem adivinhar os seus significados. Dependendo do tipo de vocabulário em que o formador se quiser focar, ele/ela pode pedir aos estudantes para verificarem as frases nesse tema específico no website onde o recurso está disponível, lerem a versão em inglês e depois em português, ou vice-versa. Esta é uma boa forma de se familiarizarem com as palavras ou frases na escrita.
Depois, os estudantes fazem os exercícios no topo da página: ouvem as palavras/frases e depois atribuem o som com a frase correta.
Continuar o mesmo procedimento com os outros temas.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

5

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

5

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
O recurso é facilmente acessível online e de utilização amigável. É muito intuitivo e, como tal, fácil de usar. As instruções são bastante claras.
O recurso pode ser explorado a nível individual e exige acesso à Internet, seja através de um computador ou dispositivo móvel. O aprendente pode seguir facilmente as instruções, pois o recurso usa o inglês como língua de mediação.
O recurso oferece cursos em 41 línguas diferentes, por exemplo português europeu, norueguês, francês, espanhol, persa, etc. Os alunos recebem feedback imediato das suas respostas. Isso permite-lhes avaliar o seu próprio progresso e refletir sobre a sua aprendizagem.
Website do recurso de ensino:
Visit