This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Mulheres empreendedoras

Data de publicação

21 June 2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Contabilidade
Negócios & Comunicação
Relações Internacionais

Contexto de aprendizagem

Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B2
C1

Tipo de material

Áudio

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática
Pragmática
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral

Descrição

Este podcast é facilmente acessível e apresenta um total de 12 episódios sobre a temática empresarial. Apesar de ter 36 minutos, o mesmo não é aborrecido nem excessivamente técnico. Na verdade, este episódio em concreto é um bom exemplo de um recurso interessante e direto, pois aborda o assunto da posição da mulher no empreendedorismo atual.
O recurso adequa-se mais ao contexto de sala de aula, podendo integrar um debate mais alargado sobre a igualdade de género nas empresas, nomeadamente ao nível das posições de chefia em Portugal e em comparação com outros países europeus, designadamente nórdicos.

Estudo de caso

Este recurso pode ser usado com alunos da área da Gestão e/ou Economia. Para além de permitir uma discussão sobre a igualdade de género num contexto onde a mesma nem sempre se verifica, permite abordar a questão do empreendedorismo e ouvir a perspetiva de várias mulheres sobre o assunto na primeira pessoa. Os estudantes poderão reagir muito favoravelmente a esta questão, que lhes é cara, mesmo através das redes sociais. Recomenda-se o uso com grupos inferiores a 30 pessoas, suficiente para permitir diversidade de opiniões. Para além de fomentar a compreensão e produção oral, pode ser desenvolvida uma abordagem baseada em tarefas, encaminhando o podcast para um exercício mais gramatical ou de prática de estruturas linguísticas diversas.

Orientações

Em contexto de sala de aula:
1 - O professor realiza uma chuva de ideias para o tema empreendedorismo com recurso ao quadro interativo e uma ferramenta digital adequada. Se os alunos não referirem a questão da igualdade de género, o professor introduz o assunto ou guia os alunos até ele.
2 – Os alunos debatem o assunto entre si, reportando em grande grupo.
3 – Os alunos ouvem o podcast, enquanto respondem a uma ficha com perguntas sobre o mesmo.
4 – Após a audição o professor volta a estimular o debate, guiando-o de forma a compreender se existe uma diferença entre as ideias iniciais dos alunos e as ideias pós-audição. Os alunos reportam conclusões para o quadro.
Como trabalho de casa é possível recomendar a elaboração de um texto argumentativo sobre a temática.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

3

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
O recurso atende às necessidades de professores e alunos. Na sequência deste podcast os alunos desenvolvem a sua compreensão e produção oral, permitindo um consequente alargamento vocabular. Os professores, por seu lado adquirem mais um recurso do mundo real que podem utilizar em aulas relacionadas com a temática. Do ponto de vista técnico é de fácil uso, pois o link está disponível através do sítio Web de um jornal diário português. O tema do podcast é apelativo e a questão da igualdade de género está sempre em alta nos debates da atualidade. Para além desta questão, o professor pode optar por abordar o recurso apenas através da ideia generalista do empreendedorismo na cena económica atual.
Website do recurso de ensino:
Visit