This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Finanças pessoais

Data de publicação

2021

Grupo-alvo

Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

A2

Tipo de material

Recursos orientadores (curso/livro online)

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática
Pragmática
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

Esta ferramenta foi desenvolvida no Moodle. Inclui exercícios para a prática de produção escrita e desenvolvimento de compreensão de áudio. Todos os exercícios são facilmente modificáveis e adaptáveis de acordo com as necessidades do professor para cada aula em específico. A plataforma Moodle pode ser facilmente transferível e/ou carregada, dando ao professor a possibilidade de criar e restaurar cópias de um módulo/exercício em particular e partilhar essas informações com os estudantes ou outros professores. O Moodle inclui um sistema de rastreamento que funciona perfeitamente. Este sistema juntamente com a ferramenta de processamento assiste o professor e os alunos a verificar a progressão de aprendizagem. O aluno tem de ter, pelo menos, um nível A2 de proficiência QECR para poder completar com sucesso o módulo.

Estudo de caso

O módulo foi usado tanto num contexto de sala de aula como em e-learning (curso online). Em ambos os casos, os estudantes mostraram-se entusiasmados e as taxas de sucesso foram acima dos 70%. O módulo é intitulado “Finanças Pessoais” e contém exercícios que permitem o desenvolvimento de competências em diferentes línguas, como por exemplo competência comunicativa, linguística e textual, através de um diverso conjunto de atividades de compreensão e produção textual, auditivas, entre outras. Alguns exercícios foram realizados em contexto de sala de aula, com a ajuda do professor e/ ou realizadas de forma autónoma e outras foram enviadas como trabalho de casa. Em qualquer dos casos o feedback foi imediato.
Outro valor adicional do módulo é a inclusão de um glossário de termos relacionados com tópicos económicos, uma brochura gramatical e um conjunto de informações sobre como os portugueses gerem as suas finanças pessoais (taxas, empréstimos, etc.).

Orientações

Esta ferramenta pode ser utilizada no Moodle, pode também ser carregada e restaurada pelo professor. Não existe a necessidade de uma configuração especial, o professor pode facilmente restaurar o módulo na sua plataforma online (ex. Moodle). Os estudantes só necessitam de seguir as instruções do professor no Moodle, a estrutura é de fácil utilização, portanto os estudantes apenas precisam de seguir as indicações passo a passo.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

5

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
De um modo geral este módulo responde às necessidades dos alunos, pois eles podem usá-lo de forma automática e independente. É muito fácil de usar, o aluno só precisa ter acesso direto ao módulo.
Alguns exercícios foram realizados em sala de aula, por exemplo, aqueles que envolviam interação entre os alunos, o que permitia manter o interesse e a motivação dos mesmos. O facto de poderem fazer alguns exercícios em casa promoveu o desenvolvimento de competências de pesquisa independente e trabalho autónomo.
Os professores podem adicionar facilmente este curso online ao ambiente de aprendizagem e selecionar as atividades que desejam promover com os alunos. As atividades incluídas no módulo em causa são facilmente adaptáveis ​​a outras atividades / questões / tarefas relacionadas com o tema. Este curso online também pode ser adaptado para outras línguas.
Os resultados globais foram bastante positivos, pois, para além dos resultados ao nível do desenvolvimento da competência comunicativa, os alunos mantiveram sempre o interesse e a curiosidade.
Em conclusão, pode ser utilizado noutro contexto para outros projetos de língua, com as devidas alterações.
Website do recurso de ensino:
Visit