This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Podcast sobre o dia internacional do trabalhador em Portugal

Data de publicação

May 2020

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Relações Internacionais

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B2
C1

Tipo de material

Atividade/Tarefa
Áudio

Componentes linguísticas

Vocabulário
Gramática
Pragmática
Prosódia

Competências

Compreensão Oral
Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita

Descrição

Estes dois podcasts focam-se numa entrevista a propósito do dia Internacional do Trabalhador em Portugal e o modo como o 1º de Maio se tornou tão importante em 1974, depois do fim de uma ditadura de 41 anos em Portugal. Os podcasts são recursos bastante originais e inovadores. Fáceis de encontrar online, tanto para alunos como para professores, estes recursos vão ao encontro das necessidades de estudantes de diferentes áreas de nível avançado e intermédio, tais como Português para negócios, para Relações Lusófonas/Internacionais e ainda para fins mais académicos. A ideia é usar estes recursos para fomentar o desenvolvimento das competências auditivas, discursivas e de escrita, bem como o pensamento crítico. Os podcasts aprofundam a reivindicação dos direitos dos trabalhadores e as suas conquistas, comparando os períodos de 1974 até 2020. É através da audição de podcasts que os alunos irão melhorar e expandir o vocabulário técnico. Este recurso ajuda o professor, pois assim ele pode usá-los nas aulas, e os alunos, de um modo autónomo, podem explorar isso. Se usado pelo professor, este recurso pode ser utilizado seguindo uma abordagem baseada em tarefas, tal como é sugerido nas orientações. Se não, o aluno pode seguir os passos que estão claramente indicados no site.

Estudo de caso

Os estudantes receberiam um conjunto de fotografias ligadas ao 1 de Maio em Portugal e à ditadura em geral. Os nomes das pessoas e a sua influência no ambiente político português daquela época, lugares, manchetes de notícias, seriam também explorados a fim de adquirir o máximo de informação possível sobre os temas. Todos os recursos seriam discutidos oralmente por professores e alunos e as ideias resultantes da discussão seriam escritas no quadro, a fim de serem vistas e completadas. Antes dos alunos ouvirem o podcast, seria também dado um texto de preenchimento de espaços em branco que deveria ser lido silenciosamente por cada aluno. Esses espaços seriam preenchidos enquanto os estudantes ouviam os dois podcasts.

Orientações

Estes dois podcasts podem perfeitamente ser usados separadamente, mas sugerimos o uso de ambos na mesma aula, pois torna-se mais significativo.
Introdução (aquecimento): debater os prós e os contras das representações do dia do trabalhador; reconhecimento dos vários empregos; profissões no atual contexto sociopolítico de um regime democrático. Recolher da turma ideias, palavras ou representações associadas à celebração do dia 1 de maio de 1974, evidenciando algumas das principais mudanças ocorridas nos últimos 47 anos em Portugal e no mundo, e que diz respeito às diferenças entre regimes ditatoriais e democráticos. Necessidade de contextualizar o 1º de maio (como e quando surgiu e é celebrado em diferentes países).
Passo 1: Os alunos ouvem o primeiro podcast sobre o 1º de maio de 1974 (duração do primeiro podcast: 5:38 minutos). Enquanto ouvem, os alunos devem tirar notas das reações dos diferentes entrevistados, escrever algumas palavras-chave que definem o 1º de maio de 1974, as razões para se celebrar e os símbolos da revolução ( por exemplo, Liberdade vs fascismo, Forças Armadas, PIDE, revolução, indignação, cravos, reivindicação dos direitos, “ O Povo Unido jamais será vencido”).
Passo 2: Contextualização e reflexão sobre a representação do dia do trabalhador.
Passo 3: Os alunos ouvem o segundo podcast, comparando as diferenças entre os dois momentos descritos.
Passo 4: Atividade de escrita: o valor do 1º de maio, Dia dos Trabalhadores, para a nova geração e expectativas de carreira.
Atividade de acompanhamento (trabalho de casa): em grupos de 3 ou 4, os alunos preparam um podcast, com base no que ouviram. Um aluno irá entrevistar os restantes sobre a importância do 1º de maio na nossa sociedade e em contexto das Relações Internacionais/Lusófonas; ou sobre as condições dos trabalhadores/ classe trabalhadora) em diferentes países pelo mundo.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

5

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
No geral, este recurso atende às necessidades de alunos e professores, já que os alunos podem usá-lo de maneira bastante autónoma, enquanto que os professores podem adicionar este recurso aos seus planos de aula e, com base nos podcasts, podem criar e adaptar outras atividades, perguntas e tarefas sobre o tema do 1º de maio, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, estabelecendo comparações entre a situação dos trabalhadores nos diferentes países e a forma como é celebrado o dia dos trabalhadores, entre outros exercícios significativos. É também um recurso motivacional, visto que os podcasts basicamente consistem em entrevistas a várias pessoas, mais especificamente a uma pessoa que pôde assistir às comemorações do dia 1 de maio de 1974, em Lisboa, quando era criança e em 2020, aos 52 anos. Como tal, os podcasts tornam-se envolventes e seguramente capazes de captar a atenção dos alunos. Ambos os podcasts não são muito longos e, portanto, não serão potenciadores de distração: cerca de 5 minutos cada. Porém, a ideia é que os alunos os ouçam em diferentes etapas da aula, conforme sugerido nas orientações.
Website do recurso de ensino:
Visit