This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Meu estranho avô

Data de publicação

2011-2021

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Arte e música
Negócios & Comunicação
Relações Internacionais
Formação de professores

Contexto de aprendizagem


Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Qualquer língua

Nível de QECR

A1
A2
B1
B2
C1
C2

Tipo de material

Animação
Atividade/Tarefa

Componentes linguísticas

Vocabulário

Competências

Expressão oral
Pensamento Crítico
Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

A curta-metragem Meu estranho avô tem como ambiente uma praia, e o ambiente ao entorno. É um ambiente simples, com crianças modestas a brincar de frente ao mar. Os personagens principais são uma menina e seu avô, que é muito diferente do habitual, pois cria objetos ao reciclar utensílios e lixo. A história tem a intenção de mostrar o afeto, o respeito e a presença da família na vida das crianças e a possibilidade de estabelecer esses vínculos com simplicidade, criatividade e disposição.
Com este recurso é possível trabalhar o pensamento crítico dos alunos e chamar a sua atenção para a singularidade das pessoas e a importância dos afetos.

Estudo de caso

O recurso foi testado por mim e por uma colega em diferentes cursos livres (e online) de Português Língua Estrangeira, dos níveis A2 ao B2. No entanto, acredito que também possa ser adaptado para os demais níveis (A1, C1, C2). Como métodos, propusemos que, antes de assistirem à curta-metragem, os alunos previssem as temáticas e ações que seriam trazidas no filme de acordo com o título. Esta atividade foi importante para o levantamento de ações que a curta-metragem traria.
Como resultados, pudemos observar que os alunos gostaram muito da atividade, por não a considerar trivial, tratando-se, também de uma produção independente russa.

Orientações

Seguimos os seguintes passos, embora sejam meramente sugestivos.
Passo 1 - Apresentação do título da curta-metragem e levantamento das possíveis temáticas e conteúdos trazidos.
Passo 2 - Confirmações do passo 1 e descrição de ambiente, personagens, reflexões e temas abordados.
Passo 3 - Escolha de novo título para curta-metragem e justificativa.
Passo 4 - Resumo ou resenha da curta.metragem ( A depender do nível dos alunos e de seu conhecimento prévio sobre os dois géneros).
Passo 5 - Comparação com outras curta-metragens vistos ou com algum filme ou situação de que os alunos se lembrem

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

4

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

4

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

4

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

4

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

4

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

4

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

4

Comentários:
Este recurso pode ser utilizado com alunos com diferentes níveis, uma vez que as discussões geradas pelo professor definirão as tarefas a realizar e o nível com o qual trabalhar. Embora possa parecer ser um recurso infantil, pode gerar reflexões profundas. Como se trata de um filme curto sem discurso, as possibilidades de explorar o recurso são infinitas. É facilmente acessível tanto para o professor como para o aluno, uma vez que o recurso está disponível online. O filme também pode ser utilizado no ensino de várias línguas, para fins específicos ou como línguas estrangeiras. Destacamos as seguintes áreas específicas de ensino: sustentabilidade, educação, relações internacionais, entre outras.
Website do recurso de ensino:
Visit