This project (2020-1-PT01-KA226-HE-094809) has been funded with support from the European Commission.
This web site reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Select language  >  EN ES HU IT LT PT RO
Login
Register

Database of Teaching Sources

Uma base de dados de recursos didáticos online identificados, validados e avaliados dirigidos a estudantes do ensino superior para a aprendizagem de 18 línguas europeias.

Back to Teaching Sources

Questionário- como usas o pronome pessoal com os verbos?

Data de publicação

2017

Grupo-alvo

Docentes
Estudantes

Área de domínio

Negócios & Comunicação
Direito
Formação de professores

Contexto de aprendizagem

Aprendizagem autónoma
Contexto de sala de aula

Língua-alvo

Português

Língua de instrução

Português

Nível de QECR

B1

Tipo de material

Atividade/Tarefa

Componentes linguísticas

Gramática

Competências

Expressão escrita
Compreensão escrita

Descrição

Este recurso foi disponibilizado pelo jornal diário Português, Jornal de Notícias, e foca-se em aspetos estruturais da língua portuguesa, especialmente o uso de pronomes com verbos e as suas posições quando os nomes são substituídos (tendo a função de sujeito ou objeto). Este é um questionário que usa questões relativamente simples e dispõe de diferentes opções. É adequado para alunos com nível B1 em Português (se estiverem a aprender a língua como língua estrangeira) ou para estudantes (com o Português como língua materna) que precisem de melhorar a sua escrita com recurso ao uso correto dos pronomes.
Normalmente, estudantes que são falantes nativos de Português cometem erros no uso de pronomes pessoais com verbos. A linguagem técnica é fundamental em áreas como direito, em jornalismo e multimédia, e na formação de professores. Assim sendo, este recurso pode auxiliar o professor que o disponibiliza aos alunos, adaptando e criando outros exemplos mais complexos, dependendo do nível dos alunos. Os alunos também podem usar este recurso de forma autónoma.

Estudo de caso

Este recurso foi testado com um grupo de 35 estudantes de Direito (Licenciatura em Solicitadoria) na unidade curricular de português técnico. Como é geralmente conhecido, a linguagem jurídica é uma das linguagens mais herméticas para os leigos. Além de tratar da análise de alguns textos jurídicos, também faz parte do programa o estudo e a prática do uso do português, no que diz respeito ao vocabulário e gramática. Portanto, este exercício enquadra-se perfeitamente nos objetivos do assunto. Por um lado, concentra-se no uso dos pronomes e, por outro, é uma boa fonte de motivação para os estudantes, pois podem praticar a língua de uma forma mais envolvente e interactiva. Depois de lhes terem sido apresentados alguns exemplos em que tiveram de substituir o substantivo por um pronome, os estudantes consultaram este site para poderem praticar mais esta matéria. Os estudantes receberam também uma pontuação depois de terminarem o exercício. Familiarizados com o tópico, foi pedido aos estudantes que escrevessem os seus próprios exemplos de frases em que substituíssem os substantivos por pronomes em diferentes posições na frase. Os estudantes gostaram muito de fazer este exercício online, pois foi uma abordagem diferente para fazer exercícios e, ao mesmo tempo, para aprender. Embora este pareça ser um exercício bastante básico e simples, pode tornar-se complexo em linguagem jurídica, e os estudantes precisam de ter um domínio da língua, na parte gramatical. Como falantes nativos de português, ainda cometem muitos erros nesta área específica.

Orientações

Questionar os alunos sobre o papel do pronome numa frase.
Ao fornecer aos alunos exemplos de conjugação pronominal (pronomes clíticos ou reflexivos), peça-lhes para escrever duas ou três frases onde o objeto direto ou indireto pode ser substituído por um pronome, e fazer o maior número de substituições possível: e.g. "O João comeu o bolo" ("O João comeu-o"); "A Catarina deu um presente à mãe "A Catarina deu-lhe um presente"; "A Catarina deu-o à Mãe"; "A Catarina deu-lho".
Dê aos alunos exemplos de frases mais complexas, onde o clítico pode ter diferentes funções sintáticas, dependendo da palavra que o pronome está a substituir e do tempo verbal: eg. Antes do verbo (ênclise), após o verbo (Próclise), no meio do verbo (mesóclise).
Como uma forma mais interativa de praticar esta matéria em particular, peça aos alunos para responder ao questionário referido.

Follow-up: dar aos alunos um pequeno texto onde eles têm que substituir todos os nomes por pronomes pessoais, fazendo as alterações também de acordo com o tempo verbal.

Avaliação

Categoria
Valor
Abrangência
Capacidade de combinar as necessidades dos docentes e dos estudantes

5

Valor acrescido
melhorias tangíveis fornecidas

5

Desenvolvimento motivacional
a capacidade de motivar os alunos para melhorar as suas competências linguísticas

5

Inovação
eficácia na introdução de abordagens inovadoras, criativas e previamente desconhecidas para a aprendizagem de Línguas para Fins Específicos

4

Transferabilidade
avaliação do potencial transferível e da possibilidade de constituir uma fonte de capitalização/aplicação ulterior para outros projetos linguísticos em diferentes países

4

Avaliação e validação de competências
disponibilidade de instrumentos adequados para os professores acompanharem o progresso dos estudantes e para estes avaliarem o seu progresso e refletir sobre a sua aprendizagem

5

Adaptabilidade
flexibilidade dos conteúdos e possibilidades para os professores das Línguas para Fins Específicos adaptarem os conteúdos às suas necessidades e às dos estudantes

5

Usabilidade
avaliar a usabilidade técnica do ponto de vista do professor e do estudante

5

Accessibilidade
Acessibilidade: avaliar a acessibilidade do ponto de vista do professor e do estudante

5

Comentários:
O recurso é facilmente acessível online e também é fácil de usar e de se adaptável a vários contextos a partir do nível B1. Pode ser usado em contextos de língua para fins específicos, mas também no ensino de português como língua estrangeira. Falantes não nativos podem usá-lo se tiverem pelo menos nível B1. Mesmo que a linguagem seja simples, algumas estruturas podem contter algum nível de complexidade. Este recurso pode ser altamente motivador para os alunos, pois recebem feedback imediato sobre as suas respostas.
Website do recurso de ensino:
Visit